Todos estamos em busca daquele sorriso perfeito. Alinhado, com gengivas saudáveis e, principalmente, repleto de dentes brancos. Mas, em meio a tantas alternativas, você já parou para pensar qual tom de branco combina mais com o seu sorriso?
Se você é dessas pessoas que nem sabia que havia mais de um tom de branco disponível nos consultórios, esse texto é para você. Continue lendo e descubra qual é a cor ideal para o sorriso perfeito.
Escala Vita
Antes de mais nada, precisamos saber como funciona a escolha do branco ideal para o seu sorriso. E quem nos traz essa informação é a Escala Vita. Com ela, o dentista compara o tom dos seus dentes naturais e escolhe, dentre uma tabela, a cor que melhor corresponde ao restante do seu sorriso.
Esses tons são representados por códigos universais, que são definidos a partir de três dimensões de cores. Entre elas estão:
Matiz;
Croma;
Valor.
A matiz representa o nome da cor definido pelas letras A, marrom avermelhado; B, amarelo avermelhado; C, cinza esverdeado; e D, cinza rosado avermelhado.
Já o Croma, define se a cor é mais puxada para o escuro ou claro. Ele é representado pelos números 1, 2, 3 e 4.
O Valor, por sua vez, representa a quantidade de luz emitida, isto é, ele define a quantidade de branco e preto que estará presente no seu dente.
Observando cada uma das possíveis tonalidades disponíveis para os seus dentes, podemos reuni-las em três grupos de estilos de sorriso.
No primeiro, estão as cores que correspondem aos “dentes naturais”;
No segundo, estão as cores para dentes clareados;
No terceiro, estão as cores para laminados cerâmicos que mais se aproximam do branco absoluto.
Mas afinal, existe uma cor ideal para os dentes?
Hoje em dia, não existe exatamente uma regra para escolher a melhor cor para o seu sorriso. Tudo vai depender da escolha do paciente e da experiência do profissional. Seu bem-estar estético é quem vai dizer se uma cor combina ou não com você.
Commenti