Um problema que pode ser embaraçoso para muita gente é o mau hálito. Porém, saber sua origem e tratá-la pode ser mais importante do que apenas evitar constrangimento em ambientes sociais, já que em alguns casos, os sintomas podem revelar sinais de problemas ainda mais graves. A boa notícia é que recursos não faltam na hora de tratar o mau hálito.
Para uma boca higienizada e mais saudável, continue a leitura.
As principais causas do mau hálito
Também conhecido como “halitose”, o mau hálito é um odor desagradável que se espalha quando o ar é exalado. E apesar de ter inúmeras causas, geralmente, ele começa na boca.
Segundo a American Dental Association (ADA), as causas mais comuns do mau hálito são essas:
- Alimentos
A falta de escovação após cada refeição pode deixar para trás alguns restos de alimento na boca. Nesse caso, o mau hálito aparece devido à proliferação de bactérias ou mesmo de alguns dos próprios alimentos ingeridos, como alho, cebola e algumas especiarias.
- Tabagismo
Fumar cigarro, charuto ou qualquer outro produto derivado do tabaco deixa um forte odor na boca. Outro problema, é que o tabaco também aumenta os riscos do desenvolvimento de doenças, entre elas, o câncer de boca.
- Doença periodontal
Como já vimos acima, a falta de higiene bucal está diretamente relacionada ao mau hálito, já que estimula a proliferação de bactérias, mas além disso, esse hábito ainda contribui para o desenvolvimento de doenças gengivais que também podem produzir odor forte.
- Boca seca
Quando a produção de saliva é insuficiente, partículas de alimento que seriam removidas com a sua ajuda acabam ficando na boca, causando mau hálito.
- Condições médicas
Inflamações nos pulmões, garganta, seios nasais ou infecções respiratórias também podem causar mau hálito, principalmente quando há secreção. Diabetes e algumas doenças do fígado ou renais também podem levar ao mau hálito.
Agora, você já sabe um pouco mais sobre as causas do mau hálito. E lembre-se, para obter mais orientações sobre o cuidado dental e os melhores procedimentos para você consulte sempre o seu dentista.
Comments