top of page
Foto do escritorDental Line

Fio dental: descubra a forma correta de passar

“E o fio dental?”. Se você é dessas pessoas que treme quando o dentista faz essa pergunta, não deixe de ler esse texto. Afinal, para manter a saúde bucal sempre em dia, apenas escovar os dentes não é o suficiente, você precisa do fio dental. É ele, por exemplo, que remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova não tem acesso.






Mas como usar corretamente o fio dental?


Essa dúvida é muito comum. Por isso preparamos um passo a passo com a forma mais indicada de se passar o fio dental. Veja só:

  1. O primeiro passo é cortar um pedaço de cerca de 40cm do fio e enrolá-lo ao redor de cada dedo médio, deixando aproximadamente 10cm entre os dedos;

  2. Seus dedos indicador e polegar serão seus grandes guias agora. Segure o fio dental entre eles e deslize-o para cima e para baixo entre os dentes ao longo de toda a arcada;

  3. Cuidadosamente, passe o fio dental ao redor da base de cada dente. A ideia aqui é ultrapassar a linha de junção dos dentes com a gengiva, retirando pequenos pedaços de alimento que podem ter ficado presos entre os dentes. ATENÇÃO: Evite forçar o fio contra a sua gengiva para evitar possíveis cortes e machucados. Seu tecido gengival é bem frágil. Por isso, ele deve ser tratado com bastante carinho.

  4. Sempre que você for passar o fio dental, preste atenção na parte que você está usando. Afinal, você não vai querer tirar a sujeira de um local só para colocá-la de volta mais para frente.

  5. Para remover o fio dentre os dentes, faça movimentos de ida e volta. Assim como você não deve forças o fio contra a gengiva, não é aconselhável usar da força para retirá-lo também.


Qual é o melhor tipo de fio dental?


Existem dois tipos de fio dental disponíveis no mercado:



  • Fio dental de nylon (também conhecido como multifilamento);



  • Fio dental PTFE (monofilamento).




O primeiro tipo é composto por diversas fibras de nylon, que podem vir a se rasgar ou desfiar, principalmente se seus dentes forem mais juntos. Apesar de mais caro, o segundo tipo é composto por um filamento único que não se rompe e desliza mais facilmente entre seus dentes.


Gostou das dicas de hoje? Da próxima vez que você for ao dentista e ele perguntar se você passa o fio dental, a resposta será “sim”, certo? Ótimo.

E não se esqueça, para obter mais orientações sobre o cuidado dental, consulte o seu dentista.

10 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page