Bastante utilizadas em tratamentos estéticos, graças ao seu alto poder de transformação nas principais características do sorriso, as facetas dentárias em resina ou em porcelana vêm ganhando cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos e no gosto popular. Mas como saber qual das duas é ideal para os seus dentes?
Continue lendo e descubra as cinco principais diferenças entre essas duas técnicas.
1 - Rapidez no tratamento
É um fato que nossa agenda esteja ficando cada vez mais apertada com o passar do tempo. Por isso, optar por um tratamento que envolva menos visitas ao dentista pode ser a saída. E esse é o caso das facetas em resina.
Rápida e versátil, essa técnica é indicada para quem quer uma rearmonização do sorriso, mas não tem muito tempo a perder. As facetas em resina também são ótimas para restaurar pequenos desgastes, fechar espaços entre os dentes e restaurar desgastes causados pelo bruxismo.
A diferença dessas para as facetas em porcelana está na técnica. Enquanto as primeiras são confeccionadas diretamente sobre o dente, em uma única consulta, as outras precisam de moldagem e do uso de laboratórios de próteses dentárias para a confecção das peças.
2 – Durabilidade
Já no quesito de durabilidade, quem leva a melhor são as facetas em porcelana. Por serem desenvolvidas a partir de cerâmicas odontológicas específicas, elas possuem a capacidade de manter as propriedades mecânicas e estética inicial do sorriso, sendo superiores às facetas em resina.
Outra diferença está no índice de infiltrações por cáries, que é bem menor, quando comparamos com os casos nos quais as facetas em resina foram utilizadas.
Além disso, as facetas em porcelana não requerem tantos cuidados especiais com a alimentação quanto as outras.
3 – Resistência ao amarelamento
Aqui, mais uma vez as facetas em porcelana saem na frente. Ao contrário das facetas de resina, que amarelam e trincam com mais facilidade com o passar dos anos, as facetas em porcelana permanecem brancas por mais tempo.
E um dos fatores que colaboram para o amarelamento das facetas em resina são os alimentos com alto poder de pigmentação, como o vinho, o café, etc.
4 – Estética
Mesmo com a evolução na qualidade das resinas utilizadas para compor as facetas, os resultados estéticos proporcionados pelas facetas em porcelana ainda são superiores. Por apresentarem algumas propriedades ópticas que também estão presentes nos dentes naturais, tais como a opalescência e a fluorescência, esse tipo de faceta garante um efeito mais natural sob qualquer tipo de iluminação.
5 - Custo
Com relação ao preço, não há dúvida, as facetas em resina apresentam um custo mais baixo, com relação às facetas em porcelana. Isso significa que facetas em porcelana são melhores do que facetas em resina? Não necessariamente. Tudo vai depender da indicação do seu dentista.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as principais diferenças entre essas duas técnicas, o que você acha de tirar todas as suas dúvidas? Para obter mais orientação sobre o cuidado dental, consulte o seu dentista.
Comments